

Nasya
Limpeza dos seios da face
Nasya (naris em sânscrito) consiste principalmente na oleação das vias nasais. O Ayurveda determina que as narinas são os portões para a entrada do cérebro. Assim a terapia nasya é usada para tratar desarmonias da garganta, pescoço, cabeça e órgãos sensoriais ( ouvidos, nariz, olhos ). Nasya é também usada para tonificar e fortalecer essas áreas. Aliviando enrijecimento em toda área da cabeça, torcicolos, tonsilitis, coriza, desordens da visão, enxaquecas, dores, enrijecimento nos ombros e escápula. A terapia consiste em três fases: 1. Massagem na cabeça e rosto com óleos vegetais e essenciais, 2. aplicação de vapor (que ajuda a desobstruir as vias nasais), 3. introdução de óleo medicado nas narinas. O tratamento atua diretamente sobre a circulação sanguínea e oxigenação cerebral, proporcionando pensamentos mais claros e facilidade de raciocínio.
A Nasya trata desequilíbrios de Vata (ar e eter) que mantém a energia da vontade, governa a inspiração e exalação, movimento, impulsos, equilibrio dos tecidos e acuidade dos sentidos; Pitta (água e fogo), responsável pela assimilação, percepção visual, inteligência, determinação, coragem e Kapha (terra e água), responsável pela firmeza, estabilidade, fluidos corporais, emoções positivas, paz, amor e compaixão.
Indicações:
Para desequilíbrios no subdosha prana, responsável principalmente pela clareza mental e pelas funsões sensoriais. Sua aplicação ajuda a corrigir disturbios ligados a mente, a criatividade e a desorganização e embotamento enegético na região da cabeça. Orgânicamente, esta terapia é indicada em problemas como renites, sinusites, alergias, dores de cabeça, insônica ou sono agitado e leve, excesso de muco e ressecamento na região.